Entenda o porquê do desassoreamento do Ribeirão Camarão!

21/09/2022 | Notícias

Anualmente, Florestal (MG) é afetado com chuvas incessantes as quais geram alagações e afetam nossa fauna, flora e habitação. Dito isso, e visando resolução deste problema, diversas secretarias e setores estão empenhados na estruturação do desassoreamento!

O desassoreamento de rios, em conceito, consiste na limpeza do local retirando da água toda a sujeira encontrada, resíduos e indivíduos arbóreos e arbustivos encontrados nas margens. Ao final deste processo, é possível devolver ao reservatório sua capacidade natural de armazenamento de água do corpo hídrico, bem como sua vazão correta, sem que haja o risco de transbordamento ou alagações.

Estão sendo feitas intervenções em nove (9) trechos ao longo do Ribeirão Camarão, que foram considerados os pontos mais críticos de assoreamento, e também com maior deposição de materiais ao longo da calha do Ribeirão. Em todos as trechos, serão realizadas as dragagens e respectivas retiradas de materiais, como restos de galhos e vegetação que impeçam o fluxo de água no Ribeirão.

Importante salientar que o trabalho está sendo acompanhado de perto pelos órgãos competentes e com todos os atos autorizativos necessários para está finalidade.

O processo será realizado em quatro fases: desobstruir, realizar a limpeza e transporte, replantio e hidrossemeadura e a manutenção.

Para dúvidas ou esclarecimentos, mantenha um diálogo com os setores desta Prefeitura via e-mail gabinete@florestal.mg.gov.br ou agriculturaemeioambiente@florestal.mg.gov.br ou presencialmente.

Prefeitura Municipal de Florestal.